Seu Forno Apaga Sozinho? Veja o que Fazer!

Seu forno elétrico apaga sozinho, e agora? O que fazer?

Antes de entrar em pânico, saiba que esse é um problema relativamente comum.

Assim sendo, a boa notícia é que ele possui formas de se resolver sem grandes dificuldades ou dores de cabeça. Para isso, preste atenção nas dicas a seguir.

Veja um panorama completo de tudo o que você pode fazer quando o seu forno começa a desligar sozinho.

Confira algumas causas comuns que resultam nesse problema e veja medidas práticas para resolvê-lo. Além disso, veja também outras informações importantes desse tema.

O que pode ser quando o forno desliga sozinho?

seu forno apaga sozinho?

Existem diferentes motivos para isso, que ocorrem por situações e problemas específicos. Assim sendo, veja abaixo um panorama com os principais.

1- Problemas com o termopar do termostato

Entre as principais causas do desligamento de seu forno, os problemas com esse dispositivo são os mais comuns.

Isso porque ele é responsável por controlar a temperatura limite que o seu termostato suporta. Assim, se estiver com algum problema, pode fazer o aparelho desligar.

Isso pode incluir obstrução causada por sujeira, posicionamento errado e danificação da peça. Em qualquer um desses casos, é preciso abrir a área onde está o termostato e verificá-la.

Caso o problema do seu forno seja devido ao termostato, vale a pena assistir o vídeo abaixo:

2- Cronômetro do forno desregulado

Em alguns casos, é normal que o mecanismo de controle de temperatura esteja afetando o seu funcionamento.

Nesse caso, o cronômetro desregulado pode contribuir para apagar o forno sem aviso. A boa notícia é que esse é um problema de fácil resolução.

Para tanto, verifique as configurações do cronômetro de seu forno. Com a ajuda do manual de instruções, veja como ele está e como devem ser suas especificações corretas.

3- Problemas com o seu bloco de terminais elétricos

Essa é mais uma causa comum que não deve ser negligenciada. Tanto os modelos elétricos quanto os a gás funcionam a partir da interligação de vários circuitos.

Se algum deles estiver fora de ordem ou danificado, o equipamento irá se desligar.

Assim sendo, é muito importante verificar essa questão. Nesse sentido, localize e abra o terminal de fios de seu forno e verifique suas condições. Assim será possível ver se é preciso trocar algo.

4- Problemas pontuais de funcionamento

Por fim, podem haver ainda alguns problemas pontuais, que fazem o seu forno desligar sozinho. 

Entre eles se destacam, por exemplo, quedas no fornecimento de energia, problemas com as bobinas de aquecimento interior e má circulação de ar no caso dos fornos a gás.

Em qualquer um desses casos, é preciso avaliar como estão as condições de funcionamento de seu forno. Verifique o fornecimento de luz e de gás e faça testes com o aquecimento interno.

É importante uma assistência técnica?

Tudo depende da situação. Em muitos casos, você pode resolver os problemas de seu forno de maneira pontual.

Assim sendo, é importante considerar o seguinte:

  • Quando você tiver problema com o termopar, tente limpar e desobstruir a peça. Se isso não resolver, será preciso trocá-la ou chamar um profissional para te ajudar;
  • No caso do cronômetro, o problema é relativamente simples. Assim sendo, verifique como está seu funcionamento e suas configurações. Ajustá-lo deve resolver o problema;
  • Quando os terminais apresentarem problemas, é preciso contar com um profissional especializado na parte elétrica. Ele verificará como substituí-los;
  • Por fim, se nenhum cuidado paliativo funcionar, contatar a assistência é fundamental. Se o forno estiver dentro da garantia, o processo será mais fácil.

Conclusão

Como você pode ver, o forno apaga sozinho por diferentes motivos. Para cada um desses casos, existem soluções simples e eficientes que podem te ajudar.

Mas é claro que tudo vai depender das circunstâncias, do que está acontecendo com o equipamento e como você usa ele.

Quando constatar que o aparelho apresenta falhas pontuais, sobretudo em sua parte elétrica, o melhor é falar com um especialista.

Caso contrário, você poderá piorar o problema e trazer ainda mais danos para o forno. Então o melhor a ser feito é evitar esse tipo de dor de cabeça.

Mas caso você opte por comprar um novo forno, faça uma boa pesquisa de mercado, a fim de não ter surpresa.

A ótima notícia é que já fizemos esse trabalho duro e selecionamos os melhores fornos (elétricos ou gás) para você, confira:

Dúvidas

Por fim, chegou a hora de você conferir algumas perguntas frequentes sobre esse tema.

Como consertar o forno que se apaga sozinho?
Primeiro, você deve verificar como está o funcionamento de sua estrutura interna. Verifique o termostato, terminais e bobinas. Se tudo estiver ok, veja como estão as configurações de seu display. Avalie também como está o fornecimento de gás ou de energia para o aparelho.

Após seguir esses passos, veja o que você é capaz de fazer em cada um desses casos. E se não obtiver sucesso ao resolver o problema, contate um profissional especializado para te ajudar.

Como saber se a resistência do forno elétrico está queimada?
As resistências são peças que estão localizadas junto aos terminais elétricos de seu forno. Se você notar cheiro de queimado ou fios gastos no local, é possível que ela esteja queimada. Mas a forma mais eficiente de atestar esse problema é usar um multímetro.

Assim sendo, primeiro desligue o aparelho e espere-o esfriar. Em seguida, encoste as pontas do multímetro na resistência e verifique o valor que sua tela mostra. Se esse for abaixo de 1.0, está tudo bem com a peça. Se for superior, então ela está queimada.

O meu forno a gás não acende, o que pode ser?
No caso específico de aparelhos que funcionam a gás, os motivos normalmente estão ligados à passagem de ar. Assim sendo, é provável que:

– A passagem de gás está entupida;
– O queimador está com restos de alimento bloqueando a passagem;
– Seu gás pode ter acabado ou estar perto do fim;
– Há um mecanismo/trava de segurança impedindo-o de ligar.

Em qualquer um desses casos, tente fazer uma verificação completa de sua estrutura interna. Caso não consiga resolver o problema, contate um profissional especializado para te ajudar.

Porque o forno Fischer desliga sozinho?
Entre todas as marcas que apresentam problemas pontuais de desligamento automático, a Fischer é uma das principais. Mas isso tem um motivo, e está relacionado ao seu sistema interno e termostato. Ambos contam com configurações de limite de temperatura.

Assim sendo, quando o forno chega na temperatura programada, ele desliga para evitar problemas internos. Então, antes de consultar a assistência e ver se o equipamento está com algum problema, leia o seu manual e verifique essa questão cuidadosamente.