Forno Elétrico Não Esquenta? Saiba o que Fazer!

Poucos problemas na cozinha são tão incômodos quando o forno elétrico não esquenta.

E se você está passando por esse tipo de situação, saiba que há uma série de motivos para isso acontecer. E de forma geral, é possível resolver esse problema de diferentes formas.

Assim sendo, veja a seguir um panorama geral de tudo o que envolve o fato de o forno elétrico não esquentar.

Veja algumas dicas e recomendações comuns para contornar a situação e saiba quando é hora de contar com uma assistência técnica especializada.

Além disso, confira ainda uma série de respostas para perguntas comuns relacionadas a esse problema.

Lembrando que esse tutorial pode ser aplicado em fornos elétricos de várias marcas. Essas incluem, por exemplo, Fischer, Cônsul, Electrolux, Britânia, Mondial, Brastemp e Suggar.

O que fazer quando o forno elétrico não esquenta?

forno elétrico não esquenta

Há uma série de medidas que você pode adotar nesses casos. Mas é importante entender e detectar a causa do problema corretamente para que você possa resolvê-lo.

1- Verifique o termostato do aparelho

Esse é o primeiro passo que você deve adotar. Em muitos casos, pode ser apenas que ele esteja muito baixo e um simples ajuste é o suficiente para arrumá-lo.

Já em outras situações, a peça pode apresentar algum problema que esteja impedindo de aquecer o forno corretamente.

Nesse segundo caso, o problema geralmente está ligado com a sua resistência.

Assim sendo, você pode trocá-la retirando o termostato do forno e soltando a alça que a prende.

Em seguida, substitua a resistência estragada pela nova e insira a peça novamente no forno.

2- Problemas na rede de energia de sua casa

Se o problema não for o termostato, ou mesmo após trocá-lo o forno elétrico não esquenta da mesma forma, esse pode ser o problema.

Em muitos casos, o disjuntor do fusível de sua casa responsável pelo funcionamento do aparelho queima.

Caso isso aconteça, a troca é necessária. Para ver se esse é o problema, localize a caixa de fusíveis de sua residência e teste os disjuntores. Agora, se nenhum deles estiver queimado, então o problema está, de fato, em seu forno elétrico.

3- Verifique o funcionamento do motor e do ventilador

Assim como acontece com outros aparelhos elétricos, o forno possui um motor que funciona com a ajuda de um ventilador.

Quando seu sistema de alimentação de energia dá problema, é comum que o equipamento ligue sem esquentar. Nesse caso, é preciso avaliar se a peça está queimada, ou mesmo suja.

Além disso, também pode ser necessário trocar os fusíveis do motor do forno, que impactam diretamente no funcionamento do ventilador. Seja como for, teste a peça com um multímetro para ver.

4- Avalie se o problema não é nas bobinas de aquecimento

Por fim, essa é outra dica que você pode testar. As bobinas são pequenas engrenagens internas que aquecem e distribuem o calor do forno internamento. Caso apresentem problemas, elas podem ligar, mas emitir ar frio ao invés de ar quente.

Caso isso aconteça, será preciso trocá-las. E para testar se esse é o problema, basta ligar o forno e colocar as mãos em sua entrada.

Se você notar um jato de ar frio saindo dali, então esse é o problema. Afinal, as bobinas não estão funcionando como deveriam.

4 problemas comuns do forno elétrico

Os problemas causados no forno elétrico que ocasionam a falta de aquecimento dele, podem ser provocados por diferentes circunstâncias. Confira abaixo algumas das principais.

1- Presença de umidade dentro do forno

Isso pode ocorrer dentro do forno por diferentes motivos. Mas os mais comuns incluem:

  • Deixar a porta dele aberta sem usar;
  • Limpeza com excesso de água;
  • Armazenamento de alimentos ainda quentes dentro dele;
  • Demora para retirar os alimentos, assim que eles ficam prontos.

Por isso, preste atenção nesses problemas e certifique-se evitá-los.

2- Programação errada do aparelho

Essa é outra situação recorrente que faz com que os fornos não funcionem.

Se o equipamento estiver configurado da maneira errada, isso pode impedir que ele opere com sua capacidade original.

E isso, claro, acaba interferindo no aquecimento interno. Assim sendo, veja se ele está funcionando de acordo com as recomendações do fabricante.

3- Configuração para cozinhar os alimentos

Em alguns casos, o aparelho está mal configurado, fazendo com que os alimentos cozinhem rápido ou devagar demais. Isso pode dar a impressão de que ele está com problemas em seu aquecimento. 

Para resolver essa situação, o mais indicado é configurar seu forno levando em consideração a temperatura e o tempo estimado em cada prato.

4- Problemas de voltagem da tomada

Por fim, pode ser que você esteja ligando seu forno elétrico em uma tomada com a voltagem diferente da necessária. Nesses casos, o equipamento pode até ligar, mas não esquente.

Por isso, verifique essa questão, assim como se os disjuntores de sua cozinha estão funcionando adequadamente. Se for necessário, mude a fonte de energia do aparelho.

O canal Eletricity fez um vídeo interessante falando sobre “tomada para forno elétrico”, vale a pena assisti-lo:

Afinal, a assistência técnica é necessária?

Você tentou aplicar todas as soluções descritas acima, e mesmo assim o forno elétrico não esquenta? 

Então é hora de contar com uma assistência técnica qualificada. Isso porque o problema pode estar relacionado ao funcionamento interno do aparelho, ou mesmo ter defeitos de fabricação.

Assim sendo, contate profissionais especializados para te ajudar.

Mas caso você queira trocar seu forno e esteja em dúvida qual comprar, não tem problema.

Porque nesta página selecionamos os 10 melhores fornos do mercado! Confira!

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Para finalizar, confira algumas respostas para questões comuns relacionadas ao fato de o forno elétrico não esquentar.

O que fazer quando o forno elétrico não esquenta a parte de baixo?
Nesses casos, você precisa verificar a resistência inferior do seu forno elétrico. Se a parte de cima está esquentando normalmente, é sinal de que ela tenha queimado. Assim, faça testes para verificar se esse é o caso e troque-a se for necessário.
O que fazer quando o forno elétrico não esquenta a parte de cima?
Essa é a situação exatamente oposta à descrita acima. Nesse caso, é muito provável que a resistência superior tenha queimado. Assim sendo, é preciso testá-la da forma correta e realizar a sua troca se esse for o problema de fato.
Como saber se a resistência do forno elétrico está queimada?
Existem basicamente dois sinais que indicam que a resistência do aparelho está queimada. O primeiro deles é o fato de a resistência apresentar cheiro de queimado na parte interna de seu forno. Já o segundo está na cor dessas peças. Caso mudem seu tom normal para vermelho ou laranja, é provável que tenham queimado.
O que é resistência de forno elétrico?
Essa é uma peça responsável por conduzir a corrente elétrica da tomada para o forno, fazendo-o funcionar. Sua função específica é garantir o aquecimento do aparelho, uma vez que a corrente elétrica da tomada passa por ela até chegar no mecanismo interno do equipamento que tem essa função.
Como saber se o forno elétrico está desregulado?
A melhor forma de resolver esse problema é verificar suas configurações de acordo com o seu manual. Pode ser que as funções ativadas em seu menu sejam diferentes das recomendadas, o que irá desregular o aparelho. Além disso, tenha em mente que isso vai afetar diretamente o seu aquecimento, uma vez que a temperatura escolhida será diferente da colocada ali.
O que faz um forno elétrico esquentar?
Basicamente, isso é possível graças às suas resistências. Essas peças têm ligação direta com a parte energética do forno. Assim, uma vez que o aparelho esteja ligado a corrente de energia passa por elas e garante o seu aquecimento.
O que é um Termostato de um forno elétrico?
Essa é uma peça responsável por ligar as resistências e aquecer o forno elétrico. Ela ajuda na transferência da temperatura selecionada, e tem a capacidade de aguentar até 300 graus celsius. Assim, ela é capaz de garantir o correto funcionamento de seu forno.
O que faz o termostato queimar?
Existem diferentes motivos para isso acontecer. Mas de forma geral, o termostato apresenta problemas na medida em que sua resistência interna queima. E as razões mais comuns para isso envolvem, sobretudo, umidade na peça e problemas na alimentação de energia do forno.
Onde fica o sensor do termostato?
Essa peça está localizada dentro do termostato, junto das resistências. Ela é responsável por detectar as variações de temperatura dentro do aparelho, garantindo o funcionamento correto da peça. Para localizá-lo, é preciso abrir o termostato e retirar a estrutura onde está seu botão regulador. O sensor fica grudado nele na parte interna.